O texto de Daniela Pinheiro, para a revista Piauí, mostra como a vitória de Donald Trump, nas eleições americanas de 2016, foi influenciada e recebida pela mídia. A maior parte dos jornais americanos ficaram a favor da candidata Hillary Clinton e acabaram por subestimar o candidato republicano. De acordo com o texto, o jornal The Washington Post foi o único a tratar Trump como um candidato em potencial.
Grande parte da mídia, principalmente a televisiva, tratou Trump como um personagem cômico. Quase todos os finais de semana, o ator Alec Baldwin aparecia no programa Saturday Night Live fazendo imitações do futuro presidente. O tempo exposto era grande e isso ajudou ao candidato a ganhar seguidores. Além disso, estamos em uma época em que as redes sociais são a maior ferramenta de compartilhamento de informações.
O texto de Daniela é muito interessante por mostrar o lado em que os jornais se enganaram em relação a Trump. Como citado no texto: "a imprensa está sempre atrás de uma boa história e quanto mais sensacionalista, melhor. Se
você for um pouco diferente ou um pouco ofensivo, ou se você fizer
coisas meio audaciosas ou polêmicas, eles vão escrever sobre você". É um certo alerta para os jornalistas de como tratar as notícias, principalmente as que envolvem política, devendo dar a todos os candidatos o mesmo tempo e espaço.
Camila Pires
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