quarta-feira, 19 de abril de 2017

"A reinvenção do jornalismo"

        No dia 6 de abril, discutimos em sala de aula o texto "A reinvenção do jornalismo" de Leandro Beguoci. Vários pontos sobre o texto foram argumentados e os alunos compartilharam as suas opiniões. Segue abaixo o que eu, Camila Pires,  refleti sobre o texto lido.

      O jornalismo está passando por um momento decisivo e muito importante. É a hora e a oportunidade de se reinventar, de criar conteúdos novos e explorar essa profissão tão bela. Ao ler o texto, o filme "De Repente 30", 2004, veio a minha cabeça. A revista onde Jenna (Jennifer Garner), a personagem principal, trabalha terá que ser reestruturada. Muitos de seus colegas viram aquilo como o fim, mas ela não. Era a possibilidade de começar a descobrir novos caminhos e transformar a revista em algo totalmente inovador. 

       O rádio foi uma grande reinvenção da comunicação, assim como a televisão e a internet. Essa última ainda está no seu processo de adaptação, ao meu ver. Atualmente, com o YouTube e o Facebook, todas as notícias são comentadas por qualquer pessoa. Opiniões surgem de todos os lados, entretanto isso não é algo necessariamente ruim. As pessoas estão se interessando mais por assuntos que antes talvez elas nem ouvissem falar. Os jovens brasileiros estão tomando muito gosto pela política, por exemplo. Antigamente também existia esse gosto, o movimento Caras-pintadas (ou movimento estudantil brasileiro) de 1992 é a prova disso. A diferença é que os jovens de hoje usam as redes sociais para debater e expressar suas reflexões sobre esses assuntos.

       Vejo como uma consequência dessa adaptação do jornalismo na internet as Fake News. Muitas vezes as pessoas olham a "headline" de uma matéria e compartilham na hora, sem mesmo terem visto ou se informado melhor sobre o que era a notícia. O mesmo vale para o YouTube. Para atrair inscritos e visualizações os YouTubers usam e abusam do "clickbaits" (método onde colocam no título do vídeo frases dramáticas e, até sensacionalistas, normalmente com letra maiúscula).

        Acredito que o Jornalismo tem um grande caminho pela frente. Os jornalistas devem parar de achar que a sua profissão acabou e começarem a focar em maneiras que eles possam ajudar a reinventá-la. Como usar as redes sociais para chegar no público? Como chamar a atenção dos jovens para notícias jornalísticas sendo que muitos deles nunca leram um jornal? Como impedir que as notícias falsas se propaguem? Essas são algumas das milhares de perguntas que os veículos de comunicação devem fazer para se ajudarem nessa nova fase. No final, caberá ao público decidir se essa reinvenção do jornalismo se sustentará. Afinal, é uma adaptação feita por causa deles pois, a função dos meios de comunicação, é, em seus princípios mais básicos, divulgar a informação para a população.

Camila Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário