A aula da quinta-feira (20) começou com uma discussão sobre o que é o Jornalismo. O professor Marcelo Crispim da Fontoura mostrou parte do documentário "Page One: Inside the New York Times" onde diversos jornalistas contavam a sua versão sobre o que é essa profissão. Uma definição chamou a atenção da turma "O que não é notícia, é propaganda", o que é notícia para ti, pode não ser para outra pessoa.
Em seguida, o professor deu início ao módulo "Texto" da disciplina. Foram apresentados os tipos de jornais e os gêneros jornalísticos. Segue abaixo, um resumo do conteúdo dado em aula.
Tipos de Jornais:
Standard - jornal grande e antigo, como o Le Monde e o New York Times;
Tabloide - jornal voltado para a classe trabalhadora, a Zero Hora e o Metro são exemplos;
Popular - preços reduzidos, alto apelo na capa, mistura de assuntos sérios com entretenimento, como o Diário Gaúcho.
Especializados - foco em temas específicos, The Walt Street Journal, por exemplo.
Revista - aprofundamento maior, trabalho gráfico mais apurado e oportunidade de especialização. A revista Time e a Revista Galileu são exemplos.
Gêneros Jornalísticos:
- Reportagem - Artigo - Charge - Editorial
- Notícia - Entrevista - Coluna
Para completar a aula, o professor passou um exercício onde, em grupos de 4 pessoas, analisaríamos uma revista ou um jornal, mostrando a diferença entre o veículo impresso e o digital e, depois, postaríamos a análise no blog. A minha dupla do blog, Valentina, não pode comparecer a aula então me juntei com as meninas do blog "Captura Periódica" para realizar o trabalho de análise da revista Super Interessante, que está disponível nos dois blogs.
Camila Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário