sexta-feira, 16 de junho de 2017

Primeira Experiência em Rádio

    A última quinta feira (1/06), tivemos nossa primeira experiência ao gravar um podcast. Eu, minha parceira Camila e as colegas do blog Fascínio Jornalístico, Manuela, Esther e Letícia, compúnhamos o grupo que abordaria o assunto "Filmes - Lançamentos 2017".
Estávamos com o roteiro em mãos, completamente pronto. O primeiro desafio surgiu nos ensaios: o tempo. Tínhamos muito o que falar, e  o tempo máximo de 15 minutos nunca pareceu tão pouco. Algumas adaptações foram feitas. Problema resolvido. Entramos no estúdio pela primeira vez. 
    A sala pequena, com isolamento acústico, possuía uma mesa com seis microfones e um computador. Ao lado, uma mesa de som, com inúmeros botões. Atrás de nós, outro computador que seria usado pelo professor, Marcelo Crispim, que faria a gravação do áudio. Eu (Valentina) fiquei encarregada de controlar as músicas e toda a mesa de som, bem como o tempo do programa. Mesmo com uma breve explicação de como selecionar as faixas e do que significava cada botão da mesa, na primeira metade do programa tive muitas dificuldades. Foi ao ar o nosso primeiro podcast: Foco na Pipoca.
    Um misto de nervosismo e pânico tomava conta de mim: não conseguia ler os títulos das músicas e nem lembrava dos botões, ao mesmo tempo que lia minhas falas para o microfone. Resultado: primeira metade do podcast quase inaudível, apenas músicas muito altas. Como eu, Camila também estava nervosa. Só a pressão de estarmos em um lugar que não conhecíamos, falar o roteiro corretamente e apenas uma chance para gravar (ap vivo) aumentava os níveis de adrenalina de todas as cinco ali presentes.
    Por fim, mesmo aos trancos, tenho orgulho do nosso primeiro podcast. Os únicos problemas que tivemos foram técnicos, pois o roteiro foi falado corretamente e o tempo total teve uma precisão quase surpreendente: fechamos o programa em 14min e 59 segundos. Além do que foi muito divertido todo o planejamento do programa. Foi, sem dúvida alguma, muito gratificante para todas nós.
Camila Pires e Valentina Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário