No dia 18 de maio, o professor Marcelo introduziu para a turma o Módulo Áudio. Conhecemos a história do rádio, suas funções e modelos. Já tínhamos ouvido falar um pouco de como o rádio surgiu na disciplina do professor Marquinho, História da Comunicação, mas na manhã de quinta-feira, conhecemos mais sobre essa área do jornalismo.
Segue abaixo as informações destacadas durante a aula.
- Surgimento do Rádio: final do século XIX; o telégrafo era o grande conector do mundo; existem 3 pessoas que foram pioneiras no surgimento do aparelho, Padre Landell, Guglielmo Marconi e Nikola Tesla.
- No Brasil: primeira transmissão em 1922, com o discurso do presidente Epitásio Pessoa; em 1923 surge a Rádio Sociedade no Rio de Janeiro; utilização do espectro eletromagnético, um bem público e limitado; Voz do Brasil, criado por Getúlio Vargas em 1934.
- Amplitude Modulada (AM): qualidade baixa de áudio; raio de propagação maior; mais notícias e segmentos populares.
- Frequência Modular (FM): qualidade melhor de áudio; raio de propagação menos; explora mais os gêneros musicais.
- Ondas Curtas (OC) ou Short Waves (SW): qualidade baixa de áudio; raio de propagação grande.
- Funções dentro de uma rádio: Produtor - quem organiza os programas; Repórter - realiza reportagens ao vivo ou gravadas; Apresentador - quem toma decisões chave; Chefe de Reportagem - quem coordena os repórteres; Coordenador de Jornalismo - pensa em estratégias e grandes coberturas.
- Modelos: rádio-revista; síntese noticiosa; debates.
- Modelos de emissoras: rádio musical; talk-and-news; mistas.
Após a parte teórica da aula, o professor pediu para que a turma analisasse alguns podcasts. Eu, Camila, me juntei com as colegas Letícia Santos e Manuela Ribeiro para ouvirmos o podcast "O Nome Disso é Mundo". Quando terminamos a análise, começamos a nos preparar para o nosso programa de rádio, que foi executado na semana seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário